Janela de Johari é uma ferramenta conceitual, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955.
Joseph e Harrington desenvolveram a ferramenta com um objetivo: melhorar a compreensão de relacionamentos interpessoais.
Em outras palavras, a Janela de Johari traz uma fotografia de tudo o que uma pessoa ou grupo sabe, ou não sabe, sobre o outro.
Este teste tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal, nos relacionamentos com um grupo, e até entre casais.
Pode aplicar-se entre indivíduos, grupos ou organizações.
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A Janela de Johari é formada por quatro quadrantes.
Cada quadrante concentra diferentes informações sobre a pessoa, ou grupo, analisado.
Essas informações são distribuídas de acordo com o grau de lucidez da relação interpessoal.
1º Quadrante
Eu Aberto
Também chamada de “zona aberta”, essa área reúne todo o conhecimento listado pelo(s) outro(s) e que é conhecido pela parte analisada.
Ou seja, quanto mais informações estão na zona aberta, mais aberta é a comunicação entre as partes e mais autêntica é a relação.
2º Quadrante
Eu Cego
No quadrante “Eu cego”, concentra-se todo o conhecimento detido apenas pelos outros.
Ou seja, características da qual a parte analisada não tinha conhecimento de que comunicava.
Quanto mais características estão neste quadrante, menor é o grau de autoconhecimento da pessoa ou grupo analisado.
3º Quadrante
Eu Secreto
A “zona oculta”, ou "Eu Secreto", reúne todo o conhecimento que é detido apenas pela parte analisada. Ou seja, informações que não são compartilhadas ao(s) outro(s).
Quanto mais informações do teste da Janela de Johari estiverem concentradas neste quadrante, mostra que a comunicação e relação entre as partes é mais fechada.
4º Quadrante
Eu Desconhecido
A “zona desconhecida” é uma representação de todas as características que existem (ou virão a existir) na pessoa ou grupo analisado, mas que ainda não são conhecidas.
Essa área permanece vazia, apenas como representação de que novas informações podem surgir em uma análise futura.
Para aplicar a Janela de Johari, reúna as pessoas envolvidas e peça para que listem todas as características da parte a ser analisada.
Recomenda-se um período de pelo menos 15 minutos para o preenchimento, podendo variar conforme a complexidade do grupo.
Reúna as respostas e entregue-as para a pessoa ou grupo analisado.
Explique cada um dos quatro quadrantes e peça para que categorize cada característica ou informação listada.
Instigue a pessoa ou grupo a refletir sobre cada um dos campos, em especial a zona cega e zona oculta,
que costumam ser as mais surpreendentes.
Ao passo que cada informação é analisada, faça uma pausa para reflexão.
Avalie se alguma atitude deve ser tomada para melhorar o relacionamento interpessoal entre as partes analisadas.
Nesse sentido, o trabalho em equipe funciona muito bem neste momento.
Repita o processo invertendo a parte que preenche as características e a parte que é analisada. Ao final, estará claro quais são os pontos de melhoria na comunicação entre as pessoas ou grupos e será fácil de tomar decisões positivas e assertivas.
Para todo o conhecimento listado nos quadrantes, deve-se refletir sobre a coerência das informações.
Por exemplo:
Se você não sabia que os outros enxergam você como uma pessoa sensível, coloque esta informação no quadrante "Eu Cego" da Janela de Johari.
A partir disso, reflita se você se apropria dessa característica (se você é de fato sensível) ou se foi uma informação comunicada num contexto específico que não condiz com sua personalidade.
Use a mesma lógica no quadrante "Eu Secreto":
Se você gosta muito de dançar, mas ninguém sabe sobre essa característica, coloque-a no quadrante “eu secreto” e reflita sobre.
Será que você tem vergonha disso? Será que está escondendo? Ou simplesmente não teve a oportunidade de deixar com que a outra parte tenha conhecimento?